terça-feira, 16 de outubro de 2012

New York...New York


Quando o Ricardo e eu decidimos conhecer Nova York foi assim de sopetão. Conversa daqui, conversa de lá, sonhos pipocando, a vida rolando, a idéia amadurecendo, o tempo passando, pronto, marcado, feito, resolvido.
Passagem comprada, apartamento alugado, e a viagem.
Chegou no sábado, cheguei na segunda, a Times Square me esperava.
Sentada na escadaria vermelha toda iluminada, pude observar os excessos dos excessos, surtei com o brilho intenso dos gigantescos painéis eletrônicos, os prédios imensos cortando o céu, dizendo ao mundo "Yes, we can" . Senti como se eu estivesse participando de um grande jogo de video-game, em um filme, ou sei lá, algo muito louco. No entanto a alegria, o entusiamo era geral, repleto de gente ciente de que ali está o poder, a magia do querer e ter.
Nova York é a miscelânia dos povos, um pouco de cada um está lá. Gostei...gostei de tudo, dos museus maravilhosos, História Natural, o Metropolitan, Madame Tussauds, tudo lindo e registrado, o Guggenhaim infelizmente não deu tempo, passamos em frente. Gostei das ruas cheias de lembranças de filmes, citando as avenidas mais conhecidas, a 5ª av, e a 7ª av., a Brodway, dos parques, ahhhh...o Central Park, tão cantado em verso e em prosa (rsrsr) sempre presente nos belos filmes e seriados, foi um presente em um dia ensolarado e gostoso. Aproveitei a charretinha (esqueci o nome correto) e o Ricardo a bicicleta e passeamos por longas horas nesse maravilhos e famoso parque .
Da estátua da liberdade, imponente e majestosa, como se ali estivesse para preteger a ilha de Manhattan, ao centro financeiro onde um touro empresta seu saco para que todos possam acariciá-lo na esperança de dias melhores (rsrsrs) foram passeios fantásticos. Estar no Empire State foi uma fantasia à parte, relembrar os filmes românticos rodados alí, Tarde demais para esquecer, com Gary Grant e Déborah Kerr e Sintonia do Amor com Tom Hanks e Mag Ryan. foi interessante e mágico. Dessa cidade alegre e vibrante, a tristeza fica apenas no vazio das torres gêmeas, um memorial que reflete a tragédia  perpetuada com os nomes das pessoas alí sepultadas. Arrepio lembrar.
A belíssima catedral de Saint.Patrick estava em reforma.
Do Outlet fora da cidade, às lojas no Chinatown, na Macy´s e Century 21 fomos às compras, o tempo foi curto, em Orlando nesse quesito aproveitei mais.(rsrsr)
O Citytour nos levou à passeios memoráveis, passando pelos bairros famosos de Soho, Celsea, Harlen,  por toda a ilha,  incluindo o Brooklin fora de Manhattan.
A cidade respira cinema, tudo gira em torno da ilusão.
Viajar com o Ricardo é ter a certeza de que tudo vai rolar na mais perfeita sintonia e perfeição. Adorei.